quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Aqui o palhaço é você

Mais uma vez venho aqui reforçar a teoria que nós merecemos os políticos que nos representam. Há meses a mídia tem cobrido com riqueza de detalhes os atos secretos que envolvem o Senado, tendo na pessoa de José Sarney o centro das acusações. E o que você fez?

Tenho a impressão que acompanhamos a tudo isso como mero espectadores de um reality show, de uma novela de mau gosto. Lemos sobre as falcatruas como quem lê romances políticos baratos, estórias mirabolantes ambientadas num distante e fictício país do terceiro mundo e de valores frágeis.

Sim, nós nos indignamos, ficamos putos, queremos justiça. Mas como espectadores e leitores que somos, esperamos que os mocinhos da “ficção-real” surjam para salvar o final feliz. Deixamos para os jornais e intelectuais a bravata; deixem que eles usem a denúncia como pretexto para suas vaidades.

E nós? Nós só assistimos e mudamos de canal quando tudo isso enche o saco. Viramos a página quando não vemos mais graça.

Ninguém tira a bunda do sofá, ninguém aponta o dedo para a própria face, ninguém assume a responsabilidade. Para que responsabilidade se temos “Caminhos das Índias”, “A Fazenda”, “No Limite”, “Pânico” e afins que nos dão sentido a vida? Política só é legal quando o “C.Q.C.” a transforma em piada.

Piada sem graça somos nós que nos maquiamos todos os dias para bancar palhaços no picadeiro da ignorância, da apatia e do benefício próprio. E adivinha quem está na platéia?

2 comentários:

Unknown disse...

Te acho bem radical, mas concordo qdo dá a entender que nós precisamos nos mobilizar mais.

Milton Junior disse...

Veja nossos 'hermanos' argentinos. Por muito menos eles fazem os famosos panelaços. A gente, pelo contrário, fica indignado com a bunda pregada ao sofá.