sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Duas novas marcas para ouvir

Quem andou passeando pelo dial nas últimas semanas deve ter notado que a cidade de São Paulo ganhou duas novas rádios: a Mitsubish FM (92,5) e a Oi FM (94,1).

Sem dúvida a Rádio Sulamérica inaugurou uma outra forma de branding ao vincular uma marca de consumo com uma emissora de rádio. E, provavelmente, quem está lucrando com essa sacada é o Grupo Bandeirantes, que está por trás de dois destes três projetos.

Apesar de eclética, notei que a programação da Mitsubish se mostra predominantemente rock pop e suas variações. Sons das décadas de 80 e 90 indicam que seu público-alvo é aquele acima dos trinta anos. As locuções e os apresentadores lembram um pouco a Rádio Eldorado. Durante o dia, ao final de cada bloco, são apresentados os artistas e músicas tocados na seleção. Ótimo para descobrir aquela canção que você adora e nunca soube o nome dela ou quem cantava.

A Oi FM tem um apelo mais jovem pois aqui predominam os artistas mais atuais. Nem por isso ela se prende num único estilo musical. Os intervalos comerciais parecem mais curtos, valorizando o som que rola. Coincidência ou não, eu já ouvi alguns blocos temáticos tais como uma seqüência de covers e de canções que falam de um mesmo tema. A rádio se autodenomina livre e usa um slogan que acho interessante: aqui toca de tudo: as músicas mais pedidas, as menos pedidas, e o melhor, as nunca pedidas.

Apesar das diferenças entre as rádios, achei que ambas foram muito felizes em oferecer programações variadas que valorizam a boa música. Agora a Rádio Eldorado tem duas fortes concorrentes no meu dial.

Nenhum comentário: