sexta-feira, 26 de setembro de 2008

O Grande Truque

Um filme que se torna aquilo que ele mesmo retrata. É assim como eu defino “O Grande Truque” (The Prestige – 2006). Eu já o tinha visto há uns dois anos e hoje resolvi assisti-lo novamente. E confesso: sua idéia principal passou batida na primeira vez e acho que este era o seu propósito.

A trama é ambientada no século XVIII e fala basicamente da rixa entre dois mágicos e a busca obsessiva de ambos pelo truque perfeito. E é claro, a coexistência dos personagens se torna gradualmente insuportável numa narrativa cronologicamente (e propositalmente) irregular.

O Grande Truque” nos revela que nada há de mágico. Tudo é técnica e ela pode estar presente num simples desviar de atenção da platéia ou nas engenhocas que tornam a “magia” possível.

O filme é o próprio objeto do seu roteiro. Ele brinca todo o tempo com o espectador desviando sua atenção para que o grande truque não seja desvendado. As respostas estão ali o tempo todo e são muito simples, mas preferimos não ver, escolhemos ser enganados; parafraseando um dos diálogos.

E eu sabia que a presença do Christian Bale e de Michael Caine não era mera coincidência. O filme tem a direção de Christopher Nolan, diretor de “Amnésia”, “Batman Begins” e “Batman – O Cavaleiro das Trevas”, títulos mencionados e elogiados num post mais antigo.

O elenco ainda tem Hugh Jackman, Scarlet Johansson e o ótimo David Bowie. Para quem curte uma boa história, esta é uma delas!

Nenhum comentário: