domingo, 7 de dezembro de 2008

Assassinaram a gramática...

Eu sempre achei que tivesse um conhecimento razoável da Língua Portuguesa (Brasileira) por causa de um professor – para não dizer mestre – que tive no ensino fundamental. O Prof.º Gustavo foi além dos ditongos, hiatos, sintaxes; deu lições de vida.

No entanto, na última quinta-feira (04/12), após algumas horas na companhia agradável da Prof. ª Dr.ª
Íris Gardino, essa pretensa idéia foi por água abaixo. Munida de uma incrível didática, profundo conhecimento e deliciosa simplicidade, a acadêmica deixou claro o meu ínfimo conhecimento sobre o assunto. Mas também me estimulou a conhecer e gostar mais de nossa língua.

E aí me deparo com uma matéria no Fantástico que
aborda as deficiências na educação brasileira e expõe erros primários de alunos em diferentes graus de aprendizado. E, superficialmente, a reportagem cita um dos responsáveis nessa cadeia: o corpo docente. Até que ouço a seguinte frase dita pela professora de Português Joelma Damasceno:

“Eu tive um aluno do terceiro ano do ensino médio que se formou e, depois de um ano, ele voltou e me pediu pra mim dar reforço.” (sic)

Prof. ª Joelma responda algo para eu entender, por favor: desde quando o pronome pessoal “mim” conjuga verbo. Eu entendo que não é fácil falar corretamente o tempo todo, mas não em rede nacional. E o pobre do seu aluno achou que fazer reforço contigo era a solução.

Aí surge outra dúvida. O erro da entrevistada passou batido pela Central Globo de Jornalismo ou ela foi exibida propositadamente para ilustrar a ironia do assunto?

Nenhum comentário: