quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Ainda no picadeiro

Frustração foi a primeira reação que tive ao ler a notícia de arquivamento das 11 denúncias contra o senado e presidente da casa, José Sarney.

A segunda reação foi querer me sentir vítima diante de tamanho desrespeito, ser mocinho coitado açoitado pela a impunidade de políticos mal intencionados.

Mas não vou me enganar, nessa história não há heróis e nem vilões. A realidade não é tão simplista como os contos de fadas e revela um complexo jogo de interesses no qual o cabo de guerra não tem apenas dois lados, mas sim inúmeras pontas.

E o resultado de hoje mostra que a nossa sociedade perdeu a batalha. Largamos a corda, largamos a nossa ponta e fraquejamos diante de tamanho esforço. A vitória foi simplesmente por W.O.

Perdemos por nosso despreparo como eleitores, pela nossa inércia e desinteresse político, por não tomarmos partido de nada para sempre culparmos o poder público. Porque é mais fácil sentar num boteco para discutir a partida de futebol do que ser o chato que fala de política. É mais fácil acompanhar a realidade da Maya do que ficção de José Sarney, Renan Calheiros, Fernando Collor entre outros.

O picadeiro é todo nosso.

Nenhum comentário: