terça-feira, 20 de abril de 2010

Segredos além dos olhos

Tento não me deixar levar por premiações como o Oscar; nem sempre o mérito delas reflete a qualidade das obras e sim as cifras arrecadadas. Mas hoje eu me rendi ao ganhador do melhor filme estrangeiro de 2009: O Segredo dos Seus Olhos (El Secreto de Sus Ojos, 2009 – Argentina e Espanha)

Você pode classificar a película como bem quiser: thriller, romance, policial ou drama. Eu decidi inventar a categoria “duas histórias de amor alinhavadas genialmente por um clima polícia-bandido com pequenas doses de suspense.” O que só prova que estou bem longe de ser um crítico de cinema. Melhor assim.

Com roteiro baseado no livro "La pregunta de sus ojos" do argentino Eduardo Sacheri e dirigido por seu conterrâneo Juan José Campanella, O Segredo dos Seus Olhos é uma produção que capricha na reconstituição de época, traz uma fotografia de encher os olhos e até cenas com edições mais conteporâneas. E, é claro, uma história que merece um capítulo a parte.

Na minha opinião, o grande trunfo do filme é ser essencialmente um romance disfarçado de forma intencional de policial e suspense. Sem falar no desfecho que aceita muito bem o previsível e o inesperado.

Aí você de se dá conta de que muito pouco separa o temor do amar.

Nenhum comentário: