sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Caetano Veloso: Narcisismo versus Projeção

Gente, eu preciso dirzer: definitivamente, Caetano Veloso me irrita! Sempre fui um desafeto declarado da pedância característica deste artista. Não me refiro às suas obras e tão pouco ao seu valor para a cultura brasileira, mas sim à sua postura limitada não assumida – uuuuui!

E sabe o que é pior? Ele sempre me dá novos motivos para alimentar este sentimento nada nobre...

Inconformado com as críticas publicadas nos dois principais jornais de São Paulo para o show de comemoração dos 50 anos da Bossa Nova, que protagonizou ao lado de Roberto Carlos, Caetano Veloso deu a entender em seu
blog sua antipatia pelos paulistas, não se limitando apenas aos críticos que não o ovacionaram. Nos chamou de pretensiosos de uma forma direta e de provincianos nas entrelinhas.

Tenho grande admiração pela Bahia e, em particular, pelos soteropolitanos. Salvador transpira (e inspira) expressão cultural, espontaneidade e misticismo. Pena ela ser repleta de uma elite política, econômica e intelectual (da qual nosso ilustre artista é parte) extremamente fechada e preconceituosa, onde a moeda de troca são os títulos universitários e os sobrenomes de famílias tradicionais. O resto é resto...

Caetano, de fato Narciso acha feio o que não é espelho. E o problema não está no seu próprio reflexo e sim está em projetar nos outros suas próprias limitações.

2 comentários:

Anônimo disse...

Estou vendo tantos tons que até fiquei zonza!
Que redação, hein? Assim vai virar escritor!
Um ode a provoação e a critica!
Basta de personalidades robóticas e ultrajantes!

AMEI O o blog! Bjs sua fã

Anônimo disse...

Puxa... eu li o blog que está no link. Não li os artigos dos quais ele reclama. Mas, sinceramente, não achei tão ofensivo assim. Será que eu estou com problema de interpretação? Melhor eu ir lá ler de novo...